Centro de Tecnologia
Centro de Tecnologia
O Centro de Tecnologia, localizado em Telêmaco Borba - PR, tem como missão aprimorar a qualidade dos produtos, antecipando tendências e criando novas tecnologias e aplicações sustentáveis. Contamos com uma equipe de pesquisadores especializados que estão em busca diariamente das soluções mais inovadoras do setor.
5 rotas de pesquisa e desenvolvimento
Qualidade da madeira
Visa o incremento da produtividade das plantações e à melhoria da qualidade da matéria-prima e de propriedades da madeira, como densidade e teor de fibras. Essa frente agrega o conhecimento relacionado a solos e clima onde a empresa atua, impactos das variações climáticas, uso de água, estudo de pragas e doenças que possam afetar as plantações e outros aspectos capazes de impactar o negócio florestal.
Celulose
Essa linha tem como objetivo a melhoria contínua e novos usos das celuloses de fibra curta (feita a partir de eucalipto) e de fibra longa (feita a partir de pínus) e da celulose fluff.
Papel e Embalagens
O objetivo principal é o aumento de qualidade para as linhas de papéis (cartões, sack kraft e kraftliner) com o desenvolvimento de propriedades que contribuam no processo de redução da gramatura desses papéis, melhoria na qualidade de impressão e desenvolvimento de aplicações que confiram barreiras à água, ar, vapores e óleos, por exemplo.
Meio ambiente e sustentabilidade
Linha de pesquisa voltada às questões ambientais, desde mudanças climáticas até a redução do uso de insumos no processo, como energia, água, vapor e produtos químicos. Essa frente está mais ligada a minimizar os impactos das operações da empresa no meio ambiente, contribuindo para a sustentabilidade.
Novas tecnologias de base florestal
Pesquisa de novas tecnologias ligadas à base florestal, como o uso múltiplo dos componentes da madeira (celulose, hemiceluloses, lignina e extrativos), com o objetivo de desenvolver novas possibilidades de produtos e mercados para a Klabin. A empresa tem investido tanto na linha de biorrefinaria como no desenvolvimento de produtos com base em lignina e nas hemiceluloses da madeira e na aplicação das próprias fibras de celulose nas suas frações micro e nano - celulose microfibrilada, celulose nanofibrilada, celulose nanocristalina.
Álcool em gel produzido a partir da celulose
Pesquisadores do Centro de Tecnologia da Klabin, em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e a indústria de cosméticos &CO (antiga Apoteka) desenvolveram uma formulação inédita de álcool em gel feita a partir de celulose microfibrilada (MFC).
O espessante, extraído da madeira, substitui o carbômero, insumo de origem fóssil não produzido no Brasil. A celulose microfibrilada utilizada na fabricação do álcool em gel é produzida no recém-inaugurado Parque de Plantas Piloto da Companhia, localizado em Telêmaco Borba (PR).
A MFC específica para este fim é um tipo de celulose, mais homogênea, que possui propriedades umectantes que protegem a pele contra o ressecamento.
Composição
ALCOHOL; CELLULOSE/ AQUA / METHYLISOTHIAZOLINONE; PROPYLENE GLYCOL; GLYCERIN; HYDROXYPROPYL METHYLCELLULOSE.
USO EXTERNO.
Modo de Usar: Com as mãos previamente secas e limpas de resíduos, abrir a embalagem e aplicar uma pequena quantidade sobre uma das mãos, espalhando e friccionando uniformemente as duas mãos, até a secagem total.
Advertências: Em caso de irritação, suspender o uso e procurar orientação médica. Em caso de contato direto com os olhos, enxágue com água em abundância. Não deve ser ingerido. Conservar em local seco, em temperatura ambiente.
Manter afastado do fogo e do calor. Não perfurar a embalagem.
Recomendações para primeiros socorros: Em caso de queimadura, lavar a área com água corrente. Em caso de ingestão, não provocar vômito e consultar imediatamente o Serviço de Saúde mais próximo ou o Centro de Intoxicações - CEATOX: 0800-148110
Produto produzido de acordo com a RDC 422 publicada pela Anvisa em 17 de Setembro de 2020.
Produto inflamável. Manter afastado do fogo e do calor.
ATENÇÃO!
Manter fora do alcance de crianças e animais domésticos.