Sustentabilidade - 23 de setembro, 2019

Sustentabilidade: geração de valor de maneira confiável

  •  
Sustentabilidade na construção da confiança

Atualmente, um dos maiores e mais importantes assuntos é a pauta da “sustentabilidade”. Com foco principal na preservação do planeta através de mudanças em métodos antigos, ela pode ser aplicada em todos os setores de todas as áreas do mercado e da sociedade. Mais do que apenas em como lidamos com o uso de recursos naturais e com o descarte do lixo, a sustentabilidade é pertinente e positiva nos mais diversos aspectos.

Se tornou comum que cada vez mais marcas e empresas adotem princípios de sustentabilidade, já que a agenda sustentável cria e agrega valor, gerando uma atenção maior e mais positiva de seus consumidores. Porém, é importante ressaltar que é necessário ir além da superfície.

Segundo uma pesquisa realizada em 2012 pelo Instituto Akatu, 50% dos consumidores entrevistados não confiam de modo algum em ações de empresas de um modo geral, contra apenas 8% que acreditam incondicionalmente. Isso se deve ao fato de que muitas empresas adotam discursos genéricos e ações muito pontuais, ao invés de adotar práticas duradouras e que realmente terão impactos positivos no meio ambiente e na sociedade.

Isso faz com que o consumidor não seja convencido pela mensagem sendo transmitida, afetando a confiança que sente em determinadas empresas. Fica claro quais estão adotando um discurso sustentável porque realmente reconhecem a importância dessas mudanças e realmente implantando ações; e quais estão apenas usando o discurso para gerar reação positiva, mas não se comprometem com a causa fora dos olhares do público. Essa falta de comprometimento pode, inclusive, ter o efeito reverso, gerando uma reação negativa e ainda mais desconfiança na empresa que adota apenas a “fachada” da sustentabilidade.

Para gerar valor verdadeiro, confiável e positivo através da sustentabilidade é necessário um comprometimento integral com a mudança. A implantação de práticas mais sustentáveis exigem altíssimas doses de flexibilidade, disposição, conhecimento e criatividade, já que passam por todas as áreas de uma empresa.

Fontes:
https://redeglobo.globo.com/Responsabilidade-Social/eu-sou-geracao-do-amanha/noticia/sustentabilidade-um-valor-para-orientar-nossas-decisoes.ghtml
https://economia.estadao.com.br/blogs/ecoando/construindo-valor-marketing-e-sustentabilidade-como-estrategia-de-negocios/

Sustentabilidade na construção da confiança

Twitter
 

Enviar por e-mail