Sustentabilidade - 01 de novembro, 2019

Sustentabilidade como um fator de sucesso na inovação em empresas

  •  
Sustentabilidade e inovação

Na sociedade atual, a tecnologia já é parte da nossa vida diária. E no mercado de produtos e serviços, a competitividade está cada vez mais intensa. Por isso, a inovação tecnológica tem se tornado cada vez mais relevante para que empresas se destaquem e se diferenciem no mercado, atraindo consumidores e construindo um nome de confiança.

Também existe mais um fator que está em grande relevância na sociedade atual: a sustentabilidade. Com mais de 300 mil anos de existência, a humanidade já interferiu e alterou de maneira quase irreversível o meio ambiente onde vive, em todo o planeta, e apenas nas últimas décadas as consequências negativas dessas mudanças começaram a ser notadas com mais frequência.

Por isso, as empresas que se atentarem aos fatores de sustentabilidade em seus projetos de inovação abrem ainda mais portas para o sucesso, já que essa pauta é de grande importância para uma grande parcela da população (e deveria ser para todo o resto também). Ela é importante não só para fins de marketing, divulgação e inserção em determinados grupos de consumidores, mas também, para a empresa que busca sobreviver a longo prazo no mercado.

A sustentabilidade envolve mais do que apenas plantar árvores e utilizar água de reuso. Esse conceito abrange uma série de mudanças em todos os níveis de produção de uma empresa, desde a idealização do projeto, da sua execução e do seu descarte. É preciso que todas as etapas sejam consideradas pela lente da vida sustentável, e do cuidado com o planeta como um todo. Inovação, como um conceito, é mais do que apenas criar coisas novas, e sim, apresentar novas maneiras de solucionar problemas e realizar tarefas – e para que a inovação realmente crie valor para seus consumidores, ela precisa contribuir para que ainda exista um planeta onde esses produtos e serviços continuem a ser oferecidos e consumidos.

Fonte:
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/994

Sustentabilidade e inovação

Twitter
 

Enviar por e-mail