Experiência - 26 de setembro, 2019

Sociedade 5.0: a nova era já chegou

  •  
Na sociedade 5.0, o ser humano está ao centro

Na sociedade atual, a maioria das coisas que fazemos passa pela internet. Trabalhar, conversar, interagir, chamar um táxi, pedir comida, consumir entretenimento, fazer compras…Nossa vida como um todo funciona online e quando algum desses sistemas para de funcionar, a sensação de agonia e impotência é quase inevitável.

Analisando esses e diversos outros fatores de como a internet já é parte essencial da vida de bilhões de indivíduos, pesquisadores da área de tecnologia e sociologia determinaram que, atualmente, estamos entrando em uma fase chamada de “sociedade 5.0”, onde a humanidade e a tecnologia estão intimamente integrados.

Porém, ao contrário do que se pensa, na sociedade 5.0 não é a tecnologia que está no centro e sim, o ser humano. 

Nesse novo modelo de sociedade, a principal função da tecnologia é melhorar a vida dos indivíduos e do coletivo, adaptando-a às nossas necessidades e demandas. Com seu uso consciente e inteligente, a tecnologia deixa de ser usada apenas para ganhos financeiros e para a melhoria de seus próprios sistemas, e passa também a priorizar fatores como saúde, transporte, bem-estar, sustentabilidade e cultura.

Mais do que gerar lucro, é essencial que se crie valor em tudo que é feito, inserindo o cuidado humano até mesmo nos sistemas mais automatizados. O uso da criatividade é essencial na criação e transformação de processos, para que eles se tornem cada vez mais relevantes e bem executados.

Como toda grande mudança, essa perspectiva apresenta diversos desafios, oportunidades de erros e acertos, e fatores positivos e negativos. Mas também, traz consigo infinitas possibilidades, abrindo portas que antigamente seriam consideradas impossíveis e permitindo avanços impressionantes da humanidade como um todo.

Fontes:

https://www.itforum365.com.br/voce-ja-vive-em-uma-sociedade-5-0-mas-ainda-nao-esta-preparado/

https://www.itforum365.com.br/na-sociedade-5-0-criatividade-e-inovacao-sao-chave/


Na sociedade 5.0, o ser humano está ao centro

Twitter
 

Enviar por e-mail