Experiência - 13 de novembro, 2019

Protótipo da Microsoft transforma passeios comuns em odisséias com a ajuda da realidade virtual

  •  
Realidade virtual pode mudar como andamos

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a média de passos que um adulto saudável deve dar por dia fica em torno dos 8000, o que equivale a cerca de 6km. Em geral, andar é uma tarefa entediante, mundana, e que não demanda muito raciocínio.

Mas, e se com uma ajudinha da tecnologia, andar até o trabalho ou até o supermercado puder se tornar uma experiência totalmente imersiva por um mundo mágico?

É isso que promete o “DreamWalker”, protótipo criado pela Microsoft de um sistema que utiliza uma combinação de realidade virtual, GPS e mundos digitais pré-criados, sobrepostos sobre caminhos reais ao redor do mundo. O sistema de GPS mapeia seu caminho de preferência e o combina com algum dos ambientes de realidade virtual que mais se parece com a rota escolhida, e com a ajuda de câmeras, além de traçar a sua rota, ele também detecta obstáculos e instrui o usuário a desviar deles, evitando acidentes.

Em sua apresentação oficial do protótipo, a Microsoft convidou os participantes a fazerem um tour pelo seu campus em Redmond, no estado de Washington, EUA, enquanto seus dispositivos mostravam uma Manhattan cheia de carros, pessoas e objetos animados. Na ocasião, três caminhos diferentes estavam disponíveis ao redor do campus, programados para redirecionar rotas e evitar eventuais obstáculos.

Apesar de ser apenas um protótipo por enquanto, o dispositivo abre muitas portas para possibilidades, tanto no campo do entretenimento quanto no campo educacional. Além de jogos que podem transportar um indivíduo para mundos imaginários e espetaculares, mapas de lugares e ocasiões históricos também podem ser desenvolvidos, servindo como ótimas ferramentas em aulas como História e Geografia.

Fonte:
https://vrscout.com/news/microsofts-dreamwalker-turns-everyday-commutes-into-vr-walking-experiences/#

Realidade virtual pode mudar como andamos

Twitter
 

Enviar por e-mail