Inovação - 29 de outubro, 2019

Novo recurso do Google Maps orienta deficientes visuais por anúncios de voz

  •  
Recurso do Google Maps ajuda deficientes visuais

Que o comando de voz é o futuro da tecnologia e que já está mudando a maneira como interagimos com nossos aparelhos eletrônicos, já é um consenso no mercado tecnológico. E as empresas que souberem desenvolver sistemas cada vez mais práticos, inteligentes e intuitivos no uso da voz serão as com maiores chances de destaque num futuro não tão distante.

Mas, além de aumentar a praticidade e a velocidade de como damos ordens e recebemos respostas de nossos dispositivos, a tecnologia de voz também pode ser muito útil para pessoas com deficiência, quando aplicada corretamente.

No último dia 10 de outubro, quando foi comemorado o Dia da Visão, também foi marcado pelo dia em que o Google incorporou um novo recurso ao Google Maps, um de seus principais aplicativos. Esse recurso busca facilitar o dia a dia de quem tem algum tipo de deficiência visual através do recebimento de orientações detalhadas ao percorrer algum trajeto nas ruas.

Essa é a primeira funcionalidade do Google Maps a ser construída por e para pessoas com deficiências visuais, desde o seu início. A analista de negócios do grupo de parcerias online do Google Maps, Wakana Sugiyama, é uma das pessoas envolvidas no projeto como consultora e testadora, e relatou que o recurso permite que ela ande pelas ruas de Tóquio com muito mais conforto e segurança.

Através de anúncios de voz e com atualizações em tempo real, o recurso avisa a direção para a qual se está caminhando, confirma que a pessoa continua na rota certa, dá a distância até a próxima curva ou faixa de pedestres, entre outras funções.

De acordo com pesquisas recentes, mais de 36 milhões de pessoas no mundo são consideradas cegas, e outras 217 milhões têm problemas de visão moderados ou graves. Com esse novo recurso do Maps, o Google procura devolver autonomia e segurança a muitas dessas pessoas, ajudando cada vez mais pessoas a chegarem onde elas precisam estar.

Fonte:
https://newvoice.ai/2019/10/11/google-maps-orienta-por-voz-pessoas-com-deficiencia-visual/

Recurso do Google Maps ajuda deficientes visuais

Twitter
 

Enviar por e-mail