Tendências - 09 de setembro, 2019

Aprendizagem de máquina e inteligência artificial: o futuro da tecnologia já chegou

  •  
Aprendizagem de máquina e inteligência artificial

No crescente universo das tendências em tecnologia, o assunto do momento gira em torno da inteligência artificial e da aprendizagem de máquina. Definida como “o campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados” pelo cientista Arthur Samuel, a aprendizagem de máquina já está sendo aplicada por diversas empresas em diversas áreas, como as de segurança cibernética, cadeia de suprimentos, publicidade e tecnologia limpa.

A aprendizagem de máquina e a inteligência artificial são assuntos tão relevantes atualmente que na reunião anual de 2019 do Fórum Econômico Mundial, realizado no mês de julho, foi divulgada uma lista com 56 empresas consideradas Pioneiras Tecnológicas, escolhidas por seu uso inédito e frequente dessas novas ferramentas.

Uma dessas empresas é a Eureka, uma empresa de Singapura que, através de uma plataforma de inteligência artificial, possibilita e promove parcerias entre operadoras de telefonia móvel com empresas de diversos outros setores, como bancos, transportes e seguros. Através dessas parcerias, as empresas de telecomunicação podem compartilhar informações e insights sobre engajamento de clientes, avaliações de riscos, entre outros. Ela já conta com mais de 850 milhões de usuários em diversos países do mundo.

Outro exemplo é a 7 Cups, que oferece suporte emocional anônimo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, de qualquer lugar do mundo. Usando uma combinação de protocolos terapêuticos, aprendizagem de máquina e mais de 340.000 voluntários treinados, o serviço está disponível pela internet e por smartphones em mais de 189 países e 140 idiomas, e alcançou um patamar incomparável no quesito ciência da saúde mental aliada à tecnologia. No campo da manufatura, a Bright Machines apresenta um projeto inovador que permite que fábricas se tornem totalmente automatizadas. Seu software funciona como “olhos” no chão da fábrica, captando e analisando informações a todo momento da produção, fornecendo diretrizes que ajudam a melhorar a precisão, a qualidade e a performance de qualquer linha de produção, tornando-as cada vez mais flexíveis, inteligentes e eficientes.

Fonte:
IA e aprendizagem de maquina em alta nas empresas

Aprendizagem de máquina e inteligência artificial

Twitter
 

Enviar por e-mail