Indústria 4.0 - 01 de outubro, 2019

Indústria 4.0: ela já faz parte do seu dia a dia

  •  
Indústria 4.0

O mundo está mudando em todas as áreas, inclusive na indústria. Nos últimos anos, a humanidade como um todo entrou em um processo de mudança de paradigmas nas questões de produção e consumo – chamado de Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0.

Em poucas palavras, a indústria 4.0 é definida principalmente pelo avanço da tecnologia e dos aparelhos eletrônicos, que tem um papel de destaque nas indústrias – diminuindo custos de produção e aumentando a produtividade, através de sistemas de automação, armazenamento e análise de dados, entre outros.

Outra característica que define a indústria 4.0 é a chamada “Internet das Coisas”, ou IoT, na sigla em inglês. Essa nova modalidade de conexão descreve o conceito de equipar aparelhos considerados “comuns” com acesso à internet, com a intenção de aumentar ou melhorar suas funcionalidades e usos.

Em praticamente qualquer ambiente é possível olhar ao redor e já perceber alguns elementos da indústria 4.0 que já fazem parte da nossa vida cotidiana. 

Internet das Coisas

Relógios, geladeiras e automóveis são apenas alguns dos objetos mais presentes no nosso dia a dia que já estão equipados com a tecnologia IoT. Essa inovadora tecnologia permite que esses objetos tenham ainda mais funções que facilitam a rotina e acumulam dados sobre nossos hábitos, como os relógios que contam quantos passos damos por dia ou as geladeiras que avisam quando algum item já está acabando.

Big Data

A ampla presença da tecnologia no nosso cotidiano possibilita que dados sobre nossas preferências, gostos e hábitos sejam adquiridos todo o tempo. Esse conjunto de dados é chamado de Big Data e as análises feitas a partir desses dados podem ser utilizadas na personalização de anúncios e serviços, além de influenciar decisões de empresas sobre seus consumidores e produtos.

Inteligência Artificial

Busca do Google? Inteligência artificial. Corretor automático no teclado do celular? Inteligência artificial. Aplicativo de rotas, como o Waze e Google Maps? Inteligência artificial. Como é possível perceber, ela já faz parte do nosso cotidiano com mais frequência do que imaginamos. A inteligência artificial pode ser definida como a capacidade de um computador de aprender com experiências anteriores e responder ou fazer previsões similares à mente humana, e é uma tecnologia que está ficando cada vez mais avançada, e seus usos, cada vez mais diversificados.

Fontes: 

https://www.fiern.org.br/conheca-7-conceitos-da-industria-4-0-que-ja-fazem-parte-nosso-dia-dia/

https://www.citisystems.com.br/industria-4-0/

Indústria 4.0

Twitter
 

Enviar por e-mail