Sustentabilidade - 11 de novembro, 2019

Folha artificial produz gás limpo através da energia solar

  •  
"Folha artificial" produz gás limpo com energia solar

Com a pauta da sustentabilidade cada vez mais em alta e as preocupações com o clima do planeta cada vez maiores, a ciência e a tecnologia têm se aliado cada vez mais na procura e desenvolvimento de alternativas a alguns dos principais poluentes mundiais.

Em outubro, uma das mais revolucionárias dessas alternativas foi apresentada pela Universidade de Cambridge: uma “folha artificial” capaz de produzir um tipo de gás que atualmente só é produzido através de combustíveis fósseis, e que pode vir a ser usado na criação de uma opção alternativa ao combustível líquido.

Esse dispositivo é considerado “carbon neutral”, ou seja, não emite dióxido de carbono adicional na atmosfera. O CO2 é um dos principais poluentes, e responsáveis pelo desequilíbrio do efeito estufa no planeta. O gás produzido pela folha artificial, chamado de syngas, é composto por uma mistura de hidrogênio e monóxido de carbono e utilizado na produção de diversas coisas essenciais no nosso dia a dia, como plásticos de usos gerais e produtos farmacêuticos.

A energia usada pela folha na produção do syngas é totalmente solar, e funciona até nos dias mais nublados, o que possibilita sua implantação mesmo em áreas mais frias, onde a incidência solar é menor, abrindo ainda mais o leque de possibilidades trazidos por essa nova tecnologia. 

Os pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento desse projeto foram inspirados pela fotossíntese, o processo natural no qual as plantas usam energia solar para transformar dióxido de carbono em comida. 

O projeto foi financiado pelo governo da Áustria e pela petroquímica austríaca OMV, que está concentrando esforços em tornar seus negócios mais sustentáveis e menos prejudiciais ao meio ambiente. 

Fonte: https://www.sciencedaily.com/releases/2019/10/191021111826.htm

"Folha artificial" produz gás limpo com energia solar

Twitter
 

Enviar por e-mail