Experiência - 28 de outubro, 2019

Experiência do usuário: o cliente no centro do processo de desenvolvimento

  •  
A importância da user experience

Conhecida principalmente por sua sigla do termo em inglês, “UX” (de “user experience”), a chamada “experiência do usuário” tem se tornado uma ferramenta cada vez mais importante no posicionamento de uma empresa no mercado tecnológico tão competitivo que existe atualmente.

O conceito de UX é definido pelo “conjunto de elementos e fatores relativos à interação do usuário com um produto, sistema ou serviço”, e foi utilizado pela primeira vez pelo professor Donald Norman na década de 1990. Para Norman, a UX não envolve apenas os aspectos do produto em si, como o design, software, usabilidade e interface, entre outros, mas também envolve os aspectos da experiência e sentimentos do usuário ao utilizar aquele produto.

Desenvolver um produto com a UX em mente coloca o consumidor e toda a sua experiência no centro do processo de desenvolvimento. Esse processo só é possível graças à enorme quantidade de dados, informações e análises que estão disponíveis hoje em dia, e que permitem que a experiência dos usuários seja quantificada e analisada a fundo: assim, é possível detectar quais os pontos de maior complicação e quais os fatores que funcionaram bem.

Para uma empresa, a utilização dos conceitos de UX pode ser a chave do reposicionamento de mercado. Através de reformulações e revisões que se atentem não apenas ao produto em si, mas a todas as etapas de seu uso – desde a campanha de marketing até o atendimento na solução de problemas, é possível reformar completamente a imagem de uma empresa e fazer com que ela se transforme de “apenas mais uma no mercado” à uma campeã de vendas.

Se o cliente está à procura de um determinado produto ou serviço e descobre que uma empresa entrega exatamente o que ele precisa, como ele precisa, de maneira simples, intuitiva e inteligente, as chances de fidelização aumentam astronomicamente.

Fonte:
https://newvoice.ai/2019/10/15/como-a-experiencia-do-usuario-pode-reposicionar-sua-empresa-no-mercado/

A importância da user experience

Twitter
 

Enviar por e-mail