Experiência - 14 de novembro, 2019

A transformação digital também está transformando o varejo

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Varejo é alterado pela transformação digital

Com tantas tecnologias se tornando disponíveis e/ou mais acessíveis e integradas ao nosso cotidiano, muitas coisas mudaram no comportamento da sociedade de um modo geral, inclusive na hora de comprar.

Pesquisas da FGV-SP apontam que no Brasil já existem mais de 220 milhões de smartphones ativos, o que equivale a uma média de mais de um aparelho por habitante. Outras pesquisas evidenciam que o celular é o principal dispositivo de acesso à internet, e mais de 40% das compras no varejo brasileiro são feitas através de dispositivos móveis.

E, mais do que impactar o cliente e como ele entra em contato com novos produtos: a internet também muda como certas coisas são comercializadas, criando novos modelos econômicos e mercados até então impossíveis – que têm como principais exemplos os serviços “on-demand”.

Todos esses fatores levaram, nos últimos anos, a uma saturação em certos setores do mercado, aumentando a competição e o número de opções à disposição dos consumidores. Com tantas possibilidades, o varejo precisa procurar por alternativas, ideias e soluções que garantam a fidelização de clientes – que por sua vez, estão cada vez mais informados, exigentes, perceptivos e participativos.

No cenário de varejo atual, não adianta mais apenas entregar um bom produto. Uma experiência omnicanal integrada, que atende a todas as expectativas dos consumidores, é essencial na fidelização. O consumidor atual é muito mais focado em experiências do que em produtos físicos, e para se destacar no mercado, a empresa deve entregar toda uma imersão junto com seu produto. Aos poucos, conhecer seus consumidores, seus desejos e necessidades, todas as etapas da sua jornada de compra, e alinhar-se com o perfil de pessoas que a empresa deseja atrair passaram de grandes diferenciais para requerimentos básicos.

A boa notícia é que, graças a tecnologia, esse conhecimento profundo de seu consumidor é totalmente possível: o conjunto de dados conhecido como Big Data torna a obtenção, análise e interpretação dessas informações cada vez mais fácil. A fidelização de clientes em uma era de transformação digital tão intensa quanto a atual não é uma tarefa fácil, e não existe uma única forma para alcançá-la – mas as ferramentas necessárias já estão disponíveis, e as empresas que souberem trabalhar com essas ferramentas com certeza sairão na frente.

Fonte:
https://newvoice.ai/2019/10/22/transformacao-digital-no-varejo-para-a-marca/

Varejo é alterado pela transformação digital

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