Indústria 4.0 - 23 de outubro, 2019

A inteligência artificial como parte integral de organizações

  •  
Inteligência artificial nas organizações

O avanço da capacidade das tecnologias de inteligência artificial é beneficial nas mais diversas áreas – de pesquisas no Google a produção industrial, é difícil encontrar uma função que a inteligência artificial não possa ajudar.

Nas organizações, a IA é especialmente útil: melhora e acelera processos e procedimentos, aumentando a produtividade e aumentando a eficiência.

Segundo pesquisa realizada pela Salesforce, 37% das empresas brasileiras já usam tecnologias de inteligência artificial em seus processos, e a estimativa de crescimento de uso até o fim de 2020 é de impressionantes 133%. Os usos mais comuns são na área de atendimento ao cliente, onde os chatbots já são capazes de responder dúvidas simples e resolver problemas de menor urgência e/ou complexidade (confira nosso artigo sobre chatbots aqui), mas também já existem diversos exemplos do uso da inteligência artificial na manufatura e no funcionamento de novos modelos de negócios, onde o cliente pode pagar por tempo de atividade, por exemplo.

Quando o assunto é inteligência artificial aplicada ao mercado, umas das maiores preocupações que surgem é a da substituição de trabalhadores humanos por máquinas, e a subsequente deterioração das oportunidades no mercado de trabalho. Enquanto essa é uma preocupação válida para certas áreas, principalmente no setor de manufatura, ela não é tão imensa quanto parece. Pesquisas, testes e análises já provaram diversas vezes que, por mais avançada que seja a tecnologia atual, ainda não foi criado nada que substitua o raciocínio humano, e suas características mais pessoais, como empatia, confiança e personalidade. Que as máquinas conquistarão cada vez mais espaço na indústria é um fato, mas cabe aos trabalhadores humanos desenvolverem mais as características que os sistemas eletrônicos ainda não são capazes de reproduzir.

Ao redor do globo, as taxas de crescimento do uso de inteligência artificial também estão em constante aumento, atingindo 60%. Sem surpresa alguma, Estados Unidos e China lideram o ranking mundial de crescimento, e a pressão sobre países como Rússia e Reino Unido para investirem mais nessa tecnologia está cada vez mais forte.

Já dá para perceber que a inteligência artificial é uma parte importante do nosso presente, e uma das partes integrais do nosso futuro, como indivíduos e como sociedade. As empresas que, desde agora, conseguirem implantá-la em suas operações, garantem maiores chances de sucesso no futuro, conforme sua funcionalidade aumenta e melhora.

Fonte:
https://newvoice.ai/2019/10/04/como-a-ia-beneficiara-as-organizacoes-dos-processos-a-produtividade/

Inteligência artificial nas organizações

Twitter
 

Enviar por e-mail