Indústria 4.0 - 09 de outubro, 2019

A importância da indústria 4.0 na redução de desperdícios

  •  
A indústria 4.0 tem papel essencial na redução de desperdícios

A nova fase da indústria, a chamada “indústria 4.0”, já está ativa e dominante na sociedade atual. Ela é definida principalmente pelo avanço da tecnologia e dos aparelhos eletrônicos, que ganharam destaque nas indústrias e mudaram o modo de produzir em diversos setores.

As mudanças consequentes da indústria 4.0 afetam quase todas as áreas da sociedade, contribuindo para o avanço do uso da tecnologia no mundo – incluindo quando se trata de sustentabilidade, uma pauta tão importante e em destaque quanto a própria tecnologia. A principal característica que diferencia essa nova indústria de suas antecessoras é o modo de produção: com seus princípios, a manufatura fica cada vez mais fácil, rápida e econômica, permitindo que processos sejam otimizados e os desperdícios sejam reduzidos.

E isso vai muito além dos desperdícios de matéria-prima, uma das maiores preocupações na pauta da sustentabilidade: economiza-se tempo, recursos, mão de obra, e estoque, e possibilita que as fábricas sejam muito mais versáteis, alterando e adaptando suas linhas de produção de acordo com as demandas do mercado. Para o professor da USP, Paulo Miyagi, “o intuito é utilizar apenas os recursos necessários, sendo assim possível eliminar os desperdícios e melhorar a qualidade, o tempo e o custo de produção”.

Esse modelo de indústria também afeta o desperdício feito pelo consumidor final: ao entregar produtos personalizados e sob demanda, as chances desses produtos serem inadequadamente descartados diminuem drasticamente, contribuindo com a redução da produção de lixo mundial.

Ao contrário do que pode parecer, os conceitos de sustentabilidade não buscam acabar com a indústria, a manufatura e o consumo, mas sim, encontrar soluções para que esses sejam feitos com mais consciência, visando preservar o que ainda resta dos recursos naturais do nosso planeta, garantindo a sobrevivência dos nossos ecossistemas e a manutenção da diversidade natural.

Fonte:
https://www.itforum365.com.br/tecnologia-da-industria-4-0-reduz-desperdicios/

A indústria 4.0 tem papel essencial na redução de desperdícios

Twitter
 

Enviar por e-mail