Experiência - 22 de agosto, 2019

A experiência do cliente como ponto central na transformação digital das empresas

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A transformação digital das empresas.

Nos últimos anos, vem ocorrendo uma mudança muito clara em relação à como as empresas lidam com a tecnologia. Mais do que apenas fazer parte de seus processos de automação e funcionamento (no caso de indústrias, por exemplo), o mundo digital tem se tornado cada vez mais o ponto central de partida, divulgação, interação e funcionamento de empresas em todo o mundo e em todos os segmentos, se tornando parte indispensável da estrutura organizacional. Esse movimento é denominado de “transformação digital”.

Quando analisamos a sociedade atual e o papel que a tecnologia tem na vida diária das pessoas, fica claro que estamos na chamada “era do cliente”: com a rapidez e velocidade que as informações são passadas e a automação, facilidade e comodidade de diversos processos, os consumidores estão cada vez mais exigentes, distraídos, informados e seguros de si, o que faz com que se um serviço ou produto não impressione de primeira, ele seja descartado quase imediatamente em favor de uma alternativa melhor.

Por isso, uma das principais características e objetivos da transformação digital concentra-se em agregar valor nos olhos do consumidor, impactando diretamente como ele se conecta com as empresas e vice-versa.

O que fazer

Diversas estratégias digitais podem ser utilizadas para melhorar a experiência do cliente ao lidar com uma empresa, no contexto da transformação digital.

Uma das primeiras deve ser aumentar e melhorar a presença digital. Mídias sociais, comunidades online, um site bem estruturado e com todas as informações essenciais, canais de comunicação direta online, um bom serviço de atendimento ao cliente… Existem diversas maneiras de se inserir no mundo digital com assertividade. Atualmente, não estar na internet é sinônimo de obsolência, quase como se a empresa ou negócio simplesmente não existisse.

A utilização de dados e pesquisas para conhecer mais profundamente o cliente também é uma das principais estratégias. Com tantos processos e informações acontecendo no mundo digital, milhares de dados são coletados a cada passo, possibilitando a análise para detectar tendências, prever ações e reunir insights sobre clientes e seus hábitos, gostos e desgostos. Com um conhecimento amplo do público-alvo e dos clientes, fica possível e ainda mais fácil entregar exatamente o que ele precisa, quando ele precisa e como ele precisa.

Tratar todos os processos da empresa de maneira holística é essencial na era da transformação digital. Por mais que dentro das empresas existam diversos departamentos com diversas funções, o cliente vê ela como uma entidade só e, portanto, ela deve se apresentar de maneira totalmente integrada e intuitiva.

Fonte:
Salesforce

A transformação digital das empresas.

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