Tendências - 16 de outubro, 2019

4 tecnologias que terão grandes impactos no mundo do futuro

  •  
Tecnologias que impactarão o futuro

Segundo definição do dicionário Michaelis, “tecnologia” é o conhecimento técnico e científico e suas aplicações a um campo particular. A partir desse conceito, é possível afirmar que o uso da pedra lascada como ferramenta por seres pré-históricos, ou a descoberta do fogo, podem ser considerados como tecnologia, já que são descobertas aplicadas a um campo, em busca da melhoria de processos e solução de problemas.

Desde esses tempos primórdios até os dias de hoje, a tecnologia evoluiu em quantidades astronômicas, possibilitando feitos que apenas anos antes eram considerados impossíveis em diversos campos da sociedade. Da saúde à comunicação, todos se beneficiam da tecnologia, seus avanços e recursos. Nos últimos anos, essa evolução ficou cada vez mais rápida e impressionante, e esse ritmo promete se manter nos anos seguintes.

Até 2030, estima-se que muitas das tecnologias que hoje ainda estão em sua “infância” terão grandes impactos no mundo. Confira uma lista das mais importantes:

Carros autônomos
Diversas empresas de tecnologia já estão em fases avançadas de testes de carros que dirigem sozinhos, sem a necessidade de um condutor humano. Estima-se que até 2026, cerca de 10% da frota de veículos nos Estados Unidos seja composta por carros autônomos.

Inteligência artificial
Os sistemas de inteligência artificial estão ficando cada vez mais sofisticados, permitindo seu uso nas mais diversas áreas e funções. A tendência é que nos próximos anos essa tecnologia evolua ainda mais.

Necessidade de uma conexão com a internet
Segundo estimativas, até 2024, 80% da população mundial terá uma “identidade digital”. A internet já faz parte da nossa vida cotidiana praticamente 24 horas por dia, e conforme seus usos são expandidos, a conexão torna-se cada vez mais essencial.

Impressão 3D
Atualmente, a impressão 3D ainda está em seu início, sendo utilizada principalmente para objetos em materiais “comuns”. Porém, já existem pesquisas em estágios consideráveis de avanço que permitirão que, no futuro, cada vez mais coisas sejam criadas nesse formato, incluindo até mesmo, órgãos humanos para transplantes.

Fonte:
https://www.tecmundo.com.br/ciencia/140550-6-tecnologias-mudar-nossas-vidas-2030.htm

Tecnologias que impactarão o futuro

Twitter
 

Enviar por e-mail